quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ponyo - A saga de Miyazaki

E a saga de Miyazaki continua. Já me habituei a ver estes filmes de animação e a esperar por eles ansiosamente. No entanto ainda me surpreendem sempre que vejo um novo. Desta feita Miyazaki apresenta-nos um filme delicioso, aparentemente infantil, mas cheio de subtilezas. Logo no genérico inicial, a apresentação de uma proposta simples aparentemente fácil de realizar, deixa perceber uma mestria fabulosa na técnica utilizada. O traço característico de Miyazaki e equipa é perfeitamente visível, à imagem dos filmes anteriores. No entanto, nesta produção, Miyazaki não usa imagens geradas por computador, ao contrario do que vinha a acontecer nos últimos filmes. Não sei se é por isso que, com a sua simplicidade (tecnológica entenda-se), me agradou tanto este filme.
A estória é simples e despretensiosa. Não pretende ser mais do que é. Uma estória simples, com a recorrente alusão a um mundo (sobre)natural, de deuses/as ligados/as à natureza, num constante embate com o mundo moderno. Durante o filme acompanhamos Sosuke, um rapazinho de 5 anos, e Ponyo, um peixinho fêmea peculiar, filha de um bizarro personagem e de uma deusa do mar, que se transforma em rapariga de forma a voltar para Sosuke. No fundo uma estória de amor puro, incondicional, retratado como se visto, de facto, pelos olhos de uma criança de 5 anos. Os "gags" cómicos tipicamente japoneses também marcam presença.
É sem dúvida um filme a não perder. Confesso que saí da sala bem levezinho. Melhor que muita terapia feita em divãs.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Sábado de Arte no Porto

No próximo sábado o Porto assiste à "reentré" no campo das artes plásticas. A cidade estará inundada de inaugurações e eventos afins. Destaco em primeiro lugar o leilão que a associação Espaço T promove na Avenida dos Aliados, pelas 15:00. São aproximadamente 100 propostas de outros/as tantos/as artistas que estiveram patentes ao publico naquele espaço durante os meses de Julho e Agosto. Após um processo de restauro nas peças que assim o exigiam, estas estão agora prontas para serem leiloadas. Não percam. É uma oportunidade única para adquirirem uma peça exclusiva e dessa forma ajudarem a instituição promotora. Entre os/as artistas que participaram no projecto contam-se Albuquerque Mendes, Acácio de Carvalho, Agostinho Santos, Sobral Centeno, Rui Anahory, Jorge Curval, Dario Alves, Henrique do Vale, Cristina Ataíde, Graça Martins, Graça Pereira Coutinho, DaCosta, ...
A seguir a este leilão podem (e devem) rumar em direcção a Miguel Bombarda para mais uma inauguração colectiva. A animação dura até cerca das 20:00 após as quais um jantar pela baixa seguida de um salto aos vários espaços que cada vez mais preenchem a oferta na baixa completa um dia cheio de emoções. Em jeito de antecipação, a Quase Galeria inagura já esta quinta-feira a exposição "Espaço de Trabalho" de Nuno Sousa Vieira. Visitem-na. Fica na Rua de Vilar, 54 e a inaguração é pelas 21:00.
Boa arte a todos/as.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

ShContemporary + Shanghai Art Fair

Para quem estiver a viajar pelo Oriente, Xangai é o local para estar nos próximos dias. Se Xangai por si só já é um destino interessante, entre os dias 12 e 13 de Setembro com a Feira de Arte Contemporânea da Ásia Pacífico torna-se destino obrigatório para quem gosta de arte. Na realidade a Feira inaugura no dia 9 mas pela informação que recolhi, os 3 primeiros dias são só por convite. Podemos dizer que esta feira, na terceira edição, procura atrair a atenção de coleccionadores a todo o custo e faz por lhes merecer o interesse. Apresenta este ano uma nova direcção artística e uma série de iniciativas que visam estabelecer e incentivar a relação entre coleccionadores e galeristas/artistas onde se destaca o Programa de Desenvolvimento de Coleccionadores. É claro que, ocorrendo na China, estou igualmente curioso sobre que tipo de peças e que artistas estarão representados. Vou tentar obter mais algumas informações acerca deste ponto.
Curiosamente, como não há fome que não dê fartura, o ditado popular também adequa-se à China e nos mesmos dias temos a Shanghai Art Fair para quem quer algo mais do que o Contemporâneo. Esta é apresentada como a feira com o maior historial no campo do mercado internacional, doméstico e asiático (?). Pois, o inglês presente no sítio web parece não ser o melhor e esta é a melhor tradução que consigo. A primeira edição data de 1997 e por lá já passaram mais de 1000 galerias oriundas de mais de 30 países. Como indicador interessante vi a referência à venda, na edição de 2000, de uma escultura de Rodin (O Pensador) por $1.000.000 (sim, 1 milhão de dólares), apresentada pela Sayegh Gallery (França), e adquirida pela Pudong Lianyang Land Development Company.

Para mais informações podem ver os seguintes sítios:
ShContemporary 2009
Shanghai Art Fair 2009

sábado, 5 de setembro de 2009

Visa pour l'Image

Até ao dia 13 de Setembro quem gosta de fotografia pode visitar o Festival Internacional de Foto-Jornalismo, Visa pour l'Image, que está patente ao publico na cidade de Perpignan desde o dia 29 de Agosto. Infelizmente não vou poder ir. Anunciado como o maior festival de foto-jornalismo do mundo, conta com exposições, projecções ao ar livre, colóquios e encontros, para além dos habituais stands de agências e marcas. Acrescido a estas boas razões, uma outra, a entrada é gratuita.
Podem encontrar mais informações aqui.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Melhor Blog sobre Animação Sóciocultural 2009

Olá a todos/as.

O blog aRT alonG the aGes está a concorrer na categoria individual ao concurso promovido pela APDASC para Melhor Blog sobre Animação Sóciocultural 2009.

Informações sobre o concurso aqui:
http://melhorblogasc2009.blogspot.com/

Podem votar aqui:
http://animusforum.forumvila.com/

Para votar têm que se registar no fórum (demora 30 segundos).
Depois é entrar na terceira opção "Votações e Comentários", escolher a votação Qual o Melhor Blog Individual de Animação Sociocultural? e escolher o blog em que querem votar. Podem escolher até três blogs.
Agradeço os votos no aRT alonG the aGes, mas é claro que só devem votar caso considerem que merece. E agradeço a divulgação.
Visitem também os outros pois já vi coisas interessantes entre os vários concorrentes.
É claro que aqui a Animação Sociocultural deve ser vista no seu sentido mais lato...

Obrigado pela atenção dispensada.

Nuno Ferreira
aRT alonG the aGes