terça-feira, 25 de maio de 2010

Corpo Evento

O Espaço t – Associação Para Apoio à Integração Social e Comunitária apresenta, a 12ª edição do Corpo Evento – Ciclo de Espectáculos em Teatro e Dança.

De 28 de Maio a 10 de Junho de 2010, e no âmbito do ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, o pequeno auditório do Rivoli - Teatro Municipal acolhe sete grupos provenientes dos ateliês do Espaço t: “Aceno de Acenar”, “Teatro em Movimento”, “Teatro a Metro”, “Flor de Lótus”, “Grupo V”, “Grupo de Expressão Corporal Espaço t”e “Grupo de Teatro Terapêutico Espaço t”; e seis grupos convidados “Grupo de Teatro do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira”, “Oficina de Teatro do Estabelecimento Prisional Feminino de Santa Cruz do Bispo”, “Som da Rua – Sonic Street Ensemble - Casa da Música”, “Psiquê - Grupo de Teatro do Hospital MagalhãesLemos”, “Grupo D'Artes Narrativas e Afins - Dois Dedos de Conversa da Associação de Paralisia Cerebral Vila Real", e “Grupo de Teatro da Associação Amigos do Hospital Magalhães Lemos - Fórum Ocupacional de Gatões”.

O Corpo Evento pretende dar a conhecer ao público em geral a consolidação destes projectos ao nível da expressão corporal e dramática, que têm como objectivos comuns potenciar capacidades criativas, sociais e comunicacionais de pessoas com dificuldades de integração social, desenvolvendo a sua auto-estima e auto-conceito.

Os resultados são evidentes e aqueles que muitas vezes são considerados incapazes, demonstram, neste ciclo de teatro e dança, que a arte de representar não é apenas atributo dos “ditos normais”, mas sim de todos aqueles que sentem, vivem e comunicam, independentemente das suas particularidades físicas, psíquicas ou sociais.

Neste lugar de experiências vividas, onde a realidade é imaginária, todos sabem quem são, todos gostam de ser quem são.

E porque não transportar esta vivência para o palco de todos os dias?

“Tendo como referência o teatro e a dança terapêutica, fazemos da expressão dramática uma forma de comunicação de todos os indivíduos sem excepção. Através do Corpo Evento, o conceito da inclusão é uma realidade, criando sinergias entre públicos e "actores". É com enorme satisfação que no 12º Corpo Evento, o Espaço t apresenta 13 grupos com cerca de 100 "actores" com enormes diferenças entre eles, mas com um ponto em comum - uma enorme vontade de comunicar!”.
Jorge Oliveira
Presidente do Espaço t

1 comentário:

  1. tenho participado, não participo há 2 anos, porque a saude não me tem deixado. Mas gosto muito.`É um evento especial e com pessoas especiais

    ResponderEliminar