sexta-feira, 23 de julho de 2010

Viana do Castelo - Basílica de Santa Luzia

Também no topo do Monte de Santa Luzia, no esporão poente, encontramos a Basílica ou Templo do Sagrado Coração de Jesus, mais conhecido por Templo de Santa Luzia. O projecto para a igreja foi da responsabilidade do arquitecto Miguel Ventura Terra, no qual traduz uma óbvia inspiração na Basílica de Sacré Cœur, colocada também ela no topo de um monte, o de Montmartre, em Paris.
O início dos trabalhos teve lugar em 1903 por iniciativa do padre António Martins Carneiro. Ventura Terra seria substituído em 1925 pelo arquitecto Miguel Nogueira que orientou a última fase das obras. A Basílica foi edificada sobre uma planta em forma de cruz grega tendo a sua arquitectura elementos neo-românicos, neo-bizantinos e neo-góticos. Na entrada está colocada uma estátua de bronze do Coração de Jesus do escultor Aleixo Queirós Ribeiro, inaugurada em 1898. No interior, o altar-mor, tem dois anjos da autoria do escultor Leopoldo de Almeida, e no centro encontra-se o Coração de Jesus (réplica do trabalho em bronze do escultor Aleixo Queirós Ribeiro) trabalho acompanhado pelo escultor Martinho de Brito. Os vitrais das rosáceas foram executados na oficina de Ricardo Leone, em Lisboa, e o fresco que representa a via-sacra e a Ascensão de Cristo, na cúpula, tem como autor, M. Pereira da Silva.
A Basílica, possui ainda um Carrilhão composto por 26 sinos.
Todo o trabalho no granito e no mármore é de Emídio Pereira Lima, mestre canteiro.
O santuário só ficaria concluída em 1943, embora tenha sido aberto ao culto em 22 de Agosto de 1926.
Quem desejar visitar a Basílica pode ainda utilizar o elevador de Santa Luzia, remodelado recentemente, que transporta os visitantes desde a zona da estação de caminho-de-ferro até ao santuário. É ainda o funicular de maior extensão do país, com 650 metros de comprimento, vencendo um desnível de 160 metros. Tem um custo de 3€ para as viagens de ida-volta.
Nas proximidades da Basílica podem ainda desfrutar da calma e sombra do Jardim das Tílias, óptimo para descansar um pouco e recuperar energias.
Como sempre, deixo-vos com algumas imagens.









Fotografia © Nuno Ferreira
É permitida a reprodução apenas para uso pessoal e educacional. O uso com fins comerciais é proibido.
Photography © Nuno Ferreira
Permission granted to reproduce for personal and educational use only. Commercial copying, hiring, lending is prohibited.

1 comentário:

  1. MVVC - Museu Virtual Viana do Castelo
    www.mvvc.ipvc.pt

    Em 1924 o National Geographic declarava que a vista do alto de Santa Luzia em Viana do Castelo, era uma das mais lindas do mundo.

    Faça Turismo em Viana do Castelo!
    Mais info em www.mvvc.ipvc.pt

    ResponderEliminar