quinta-feira, 22 de julho de 2010

Viana do Castelo - Citânia de Santa Luzia

No Monte de Santa Luzia, sobranceiro à cidade de Viana do Castelo, encontram-se os vestígios de uma citânia da Idade do Ferro (séculos VII a III a.C.) classificada como Monumento Nacional. A sua estratégica localização conferia-lhe o domínio de grandes áreas circunvizinhas em especial do estuário e foz do Rio Lima e da costa atlântica adjacente, possibilitando assim condições únicas de defesa, seja pelo controlo dos caminhos e vales, como pelo controlo da navegação marítima e fluvial.
Não obstante a sua origem pré-latina, a Citânia de Santa Luzia terá registado o período de maior esplendor durante a fase inicial da ocupação romana, mantendo-se habitada até ao séc. V. Esta cronologia relativa é fundamentada no espólio que sucessivas escavações arqueológicas puseram a descoberto, com realce para um pequeno tesouro de moedas datadas de entre o ano 330 e 408.
A Citânia de Santa Luzia é ainda marcada por interessantes e pouco vulgares habitações de pedra. Estruturalmente, estas casas apresentam um raro e bem talhado aparelho poligonal, desenhando uma esbelta planta circular com vestíbulo ou átrio, conservando ainda em alguns exemplares os fornos de cozer pão. Esta disposição encontra paralelos construtivos e funcionais com outras habitações castrenses coetâneas da Galiza, particularmente com as que integram o Castro do Monte de Santa Tecla, situado na foz do Rio Minho.
Estas ruínas, conhecidas também como "Cidade Velha de Santa Luzia", são conhecidas, pelo menos, desde o séc. XVII. As primeiras escavações datam de 1876 (levadas a cabo por Possidónio da Silva) mas o conjunto urbanístico e arquitectónico hoje visível deve-se ao trabalho arqueológico efectuado em 1902 por Albano Belino.
O acesso à citânia é relativamente simples, encontrando-se a entrada contornando pela direita a Basílica de Santa Luzia e o Hotel com o mesmo nome. A entrada custa 1.5€ (mais 1€ se quisermos a brochura informativa). Está aberta ao publico de terça-feira a domingo entre as 10:00-12:00 / 14:00-17:00 (horário de inverno - out/mar) ou entre as 09:00-12:00 / 14:00-18:00 (horário de verão - abr/set).
Podem ver aqui algumas imagens.













Fotografia © Nuno Ferreira
É permitida a reprodução apenas para uso pessoal e educacional. O uso com fins comerciais é proibido.
Photography © Nuno Ferreira
Permission granted to reproduce for personal and educational use only. Commercial copying, hiring, lending is prohibited.

Sem comentários:

Enviar um comentário