domingo, 1 de agosto de 2010

Porto - Jardim de Serralves

Na cidade do Porto é possível encontrar espaços verdes que convidam ao repouso e ao desfrute da natureza. Para além do Parque da Cidade, que está prestes a ter um irmão no lado oriental da cidade, há espaços que estão ali prontos a serem descobertos, como o Parque de S. Roque ou o Palácio de Cristal. Sobre eles fica a promessa de escrever aqui algo no futuro. Hoje quero escrever sobre o jardim da Fundação de Serralves, aberto ao público e cheio de pequenos apontamentos que merecem a visita. Integrado na antiga Quinta de Serralves, podemos ler no site da fundação que Carlos Alberto Cabral, após uma visita à Exposition Internationale de Arts Décoratifs et Industriels Modernes em Paris, convida o arquitecto Jacques Gréber a desenhar um novo projecto para aquele espaço. O projecto, datado de 1932, recria um ambiente clássico modernizado, com toques de Art Déco, influenciado pelos jardins franceses dos sécs. XVI e XVII, integrando e adaptando alguns elementos do jardim original, nomeadamente o lago, bem como estruturas agrícolas e de rega das propriedades contíguas que entretanto iam sendo adquiridas. Este jardim é ainda considerado um dos primeiros exemplos portugueses da arte do jardim da primeira metade século XX. Curiosa é esta mistura de sensações criada pelo conjunto dos espaços. Na génese dos jardins portugueses temos os jardins árabes, intimistas e convidativos à reflexão, pensados para serem vividos e desfrutados por dentro, espaços fechados e misteriosos. Os jardins além-Pirenéus eram planeados para serem vistos a partir do exterior, amplos, luminosos e grandes. Aqui encontramos os dois. Talvez também por isso é que este Jardim de Serralves se revela algo de muito interessante.
Ao longo do ano é ainda possível encontrar em Serralves programação cultural pensada a partir do jardim ou para este, para além das actividades propostas pelo serviço educativo do museu. Temos por exemplo o sempre interessante "Jazz no Parque" e as já famosas 40 horas non-stop que, para além do MAC, abrem o jardim aos milhares de pessoas que visitam Serralves.
O acesso ao jardim não é gratuito mas o custo de entrada até vale a pena (gratuito para crianças, estudantes e seniores). E recomendo a visita à casa-de-chá para, agora no Verão, uma bebida fresca e um bolinho.
Fica aqui o convite para visitarem o espaço e algumas imagens para vos tentar.

















Fotografia © Nuno Ferreira
É permitida a reprodução apenas para uso pessoal e educacional. O uso com fins comerciais é proibido.
Photography © Nuno Ferreira
Permission granted to reproduce for personal and educational use only. Commercial copying, hiring, lending is prohibited.

Sem comentários:

Enviar um comentário