sexta-feira, 11 de março de 2011

Ciclo de Cinema Africano Francófono

A propósito da celebração da Francofonia, a Reitoria da Universidade do Porto, o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) e o novo Institut Français de Portugal, decidiram associar-se e conceber o Ciclo de Cinema Africano Francófono e assim mostrar ao público portuense um cinema jovem, repleto de riquezas e de futuro.

Extraído do fundo da "Cinemateca África" do Institut Français são apresentados ao público exemplos do património cinematográfico africano pouco conhecido e muitas vezes ignorado. A selecção dos filmes foi feita a partir de obras de cineastas reconhecidos ou premiados pela critica internacional. Este Ciclo que desejamos ser o primeiro de muitos, é também uma homenagem à diversidade cultural e um momento para despertar a curiosidade pelos seus criadores.

O público poderá desta forma descobrir documentários e ficções da Tunísia, do Senegal, da Argélia, de Marrocos, da Mauritânia e do Mali. Em língua original dos seus países na sua maioria, os filmes serão legendados em francês ou em português. As sessões serão acompanhadas de encontros com investigadores do CEAUP que apresentarão os filmes e os países de origem. Será também um momento para conversar com o realizador congolês Rufin Mbou Mikima que apresentará uma visão do Cinema Africano Francófono.

Com a apresentação deste Ciclo consolida-se mais uma parceria institucional que certamente muito contribuirá para a afirmação da importância do intercâmbio cultural e para o cruzamento de novos públicos no Edifício Histórico da Reitoria da Universidade do Porto.

Local: Auditório Gomes Teixeira (Reitoria da U.Porto)

Sem comentários:

Enviar um comentário