Para terminar os "posts" sobre a Bienal de Cerveira deste ano, deixo-vos aqui algumas imagens das obras que considerei mais interessantes entre as que eram apresentadas no espaço do Fórum. Ainda visitei mais dois espaços, o da Casa Vermelha (que achei menos interessante) e o da Casa das Artes de Vigo (onde não foi possível fotografar). Este último tinha trabalhos bastante interessantes de Albuquerque Mendes, Graça Pereira Coutinho e Luís Nobre, entre outros, com o comissariado de Fátima Lambert. Voltando ao Fórum e a Cerveira, gostei de ver que o espaço físico sofreu um "upgrade" significativo desde a Bienal anterior, o que significa que a estrutura (não só física mas também organizativa) está cada vez mais sólida. Entre vários aspectos a assinalar, destaca-se a forte presença de artistas brasileiros neste espaço, dominando por completo a área do vídeo (acrescido do facto de logo à entrada do espaço expositivo, existir uma outra mostra de fotografia, "Luzescrita", igualmente só com artistas brasileiros). Bom ao mau? É sempre bom poder ter acesso a artistas internacionais, mas deixo uma pequena nota ao comissariado. Porque não introduzir artistas de outras nacionalidades, incluindo a portuguesa, nestes "blocos". Já há dois anos optaram por esta estratégia, com pequenas mostras integrando a Bienal, de artistas brasileiros. Fica no ar uma questão relativamente a esta "colagem" ao Brasil. Será que a organização ou os seus elementos está ou estão com muita vontade de fazer a viagem no sentido oposto? Questões que ficam. No geral, não sei bem se gostei mais ou menos desta Bienal se comparar com as obras presentes há dois anos. Nem sei se é justo fazer tal comparação. Há aspectos mais fortes (vídeo, land art) mas também mais fracos. Gostaria ainda de referir um outro aspecto. Este espaço é o único da Bienal onde se paga entrada. Sendo defensor do acesso livre à arte, não me parece mal um pequeno esforço para ajudar a organização. Há bilhetes a preço "normal" e reduzido. Contudo não gostei de ver que o catalogo de apoio à Bienal era oferecido com o bilhete "normal" mas não com o reduzido. Não faz sentido nenhum. Por ironia do destino, aquando da visita ao espaço do Castelo, num ponto de apoio da Bienal, a pessoa do grupo que beneficiou de bilhete reduzido posteriormente, tinha sido a única a comprar o catálogo nesse ponto. Mas por um lado, não se comunica a quem o compra que será oferecido posteriormente com o bilhete do Fórum, e por outro, no Fórum, oferece-se o catalogo a umas pessoas deixando as outras sem ele, num gesto algo discriminatório, sem sequer dar a indicação que pode ser comprado à parte visto que se distribui a uns e não a outros. Isto no caso de várias pessoas pertencentes a um mesmo grupo não fica bem.
Deixo-vos com fotos, como sempre que é possível.
Sam Jinks - "Duo" - Técnica Mista
Andrea Inocencio - "A chuva não cai da Lua" - Instalação
Arnaldo Antunes - "Peito Feito" - Luminária de acrílico branca com letras vermelhas e espelho.
Fernando Lazlo - "Filha da Pilha" - Recipiente de metal de 20 litros furado com broca eléctrica e iluminado internamente por lâmpada de 100w transparente.
Gabriel Garcia - "Spread your Word" - Técnica Mista.
Marta Moura - "Natureza Morta (Lixo)II" - Acrílico s/ tela.
Óscar Carrasco - "The Last Passanger, 7" - Fotografia.
Óscar Carrasco - "The Last Passanger, 2" - Fotografia.
José Cardoso Queiroz - "Os Mamões" - Escultura, Técnica Mista.
José Cardoso Queiroz - "O Bode" - Escultura, Técnica Mista.
Joana Rêgo - "E de Et cetera" - Acrílico s/ tela.
Marcin Dudek - "Exico" - Fita-cola transparente, película de vinil, monitor de vídeo.
Catarina Lira Pereira - "Samedi" - Acrílico s/tela.
Andreia Inocencio - "Veteporal" - Instalação.
Ver Bienal de Cerveira 2011 - Convento SanPayo AQUI
Ver Bienal de Cerveira 2011 - Castelo de Cerveira AQUI
Fotografia © Nuno Ferreira
É permitida a reprodução apenas para uso pessoal e educacional. O uso com fins comerciais é proibido.
Photography © Nuno Ferreira
Permission granted to reproduce for personal and educational use only. Commercial copying, hiring, lending is prohibited.
Espaço de partilha, ponto de partida e ponto de encontro, de ideias e de emoções, de tudo e de nada. Espaço de reflexão, de crítica e de opinião. Sobre a arte e sobre a ARTE. Sobre o artista e o artesão. Sobre o intelectual e o analfabeto. Sobre os escolásticos e os da escola da vida. Feel free to join in. Eu não mordo. Bem... pelo menos nem sempre.
domingo, 25 de setembro de 2011
Bienal de Cerveira 2011 - Fórum
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário