
De acordo com o Jornal de Notícias:
"Ao todo, são mais de 20 concertos, 30 exposições, visitas guiadas e conferências que decorrerão na Baixa do Porto. Durante os quatro dias do evento, é certo que também haverá descontos e preços especiais em cafés e restaurantes da cidade, assim como oferta de estacionamento, a partir das 16 horas, no centro comercial Via Catarina.
“A Cultura, não sendo popular, visa ir ao encontro das pessoas de uma forma acessível e orgânica”, reiterou o director do núcleo norte do CNC, realçando da programação alguns dos espectáculos que vão acontecer na rua, como o do Quarteto de Trompetes do Conservatório de Música do Porto, que se apresenta depois de amanhã, às 14 horas, junto à entrada do Via Catarina, na Rua de Santa Catarina.
“Esta iniciativa desmistifica a ideia de que a Cultura é um acto de elites. A Cultura deve ser um acto normal da vida”, acrescentou Oliveira Fernandes.
Da programação do “Festa na Baixa”, que tem início amanhã com a sessão de abertura, às 18 horas, no Palacete dos Viscondes de Balsemão, na Praça de Carlos Alberto, segue-se o concerto “Ao som das palavras” (19 horas), no átrio da Câmara do Porto.
Das várias “expressões de celebração”, destaque ainda para a actuação do coro Mille Voci que, às 19.30 horas de quinta-feira, começa o espectáculo junto à escadaria da Igreja dos Clérigos e depois segue em itinerância até ao Largo dos Lóios, terminando o concerto no átrio da estação de S. Bento.
De resto, outro dos momentos altos da programação realiza-se no sábado, às 15 horas, com um piquenique nos jardins do Palácio de Cristal. “Além da música dos anos 90 haverá comes e bebes, feira de segunda mão e actividades diversas para todos os públicos. Veste roupa confortável, sapatinho de baile e vem dançar connosco tarde fora”, diz uma nota da programação. O evento durará até à meia-noite e tem entrada livre.
Guitarras no meio de antiguidades
Um concerto de guitarra numa loja de antiguidades é uma das propostas da “Festa na Baixa”. A “Antiqualha”, na Rua de Cedofeita, recebe amanhã, às 14 horas, os alunos do Conservatório de Música do Porto que pretendem oferecer 40 minutos de música.
“Fazem falta iniciativas deste género, que contrariem a tendência de ir para os centros comerciais. As pessoas desabituaram-se a vir à Baixa”, afirmou Eugénia Valente, dona da “Antiqualha”.
Há cinco anos que a loja de restauro mobiliário e de comércio de peças antigas participa na iniciativa. Na sexta-feira, às 18 horas, haverá outro concerto no estabelecimento,a cargo do Quarteto de Saxofones.
Em simultâneo com os espectáculos, a loja vai expôr uma coleccão de livros antigos do século XVIII. “Antigamente os clientes é que nos procuravam, agora, temos de ir lá fora chamá-los”, concluiu Eugénia."
Deixo-vos o link para o programa:
PROGRAMA FESTA NA BAIXA
Sem comentários:
Enviar um comentário