terça-feira, 4 de agosto de 2009

Fotografia em Museus

Como prometido no último post, este será dedicado aos espaços museológicos que permitem fotografia e aos que impedem tal prática. Será um post em aberto que gostava de ver participado com informação sobre outros espaços que eu não conheça e com a indicação da posição que tais espaços tomam em relação a este assunto. Para um estudante de arte e qualquer outro interessado pelo tema, o facto de poder registar em imagem fotográfica, um pormenor interessante de uma peça que se encontra num museu é de grande importância. Para quem gosta de fotografia ainda mais. O facto de não poder fotografar, apenas porque não, é coisa que não compreendo. É algo que entra no campo do ridículo e do "porque não" que se diz às crianças. Este "porque não" é muitas vezes um "não" daqueles "não porque posso dizer que não". Se me disserem que não posso fotografar com flash, compreendo perfeitamente. Se for por razões de segurança, pelo menos expliquem isso. Agora não poder fotografar porque o edifício é um museu, e os museus são edifícios do estado e não se poder fotografar edifícios do estado é que acho ridículo. Eu nem sequer quero fotografar o edifício "do estado". Quero fotografar as obras de arte que estão lá. E o estado somos nós. Pelo menos é por isso que sou chamado a votar e a pagar impostos. Ao votar sempre posso me abster. Agora ao pagar impostos... pois sim. E se pago impostos, impostos usados na aquisição de obras, porque não as posso fotografar?
Aqui segue a lista, para já curta, dos espaços, incluindo o exemplo mais absurdo, o Centro Português de Fotografia. O NÃO significa que não se pode fotografar e o SIM significa que se pode fotografar sem flash. Acrescento a referência S/N para os casos em que permitem fotografar apenas em determinadas zonas e/ou exposições.

Portugal
Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo - SIM
Aquamuseu do Rio Minho (Cerveira) - SIM
Bienal de Cerveira - SIM
Casa de Mateus (Vila Real) - S/N
Casa dos Nichos (Viana do Castelo) - SIM
Centro Português de Fotografia (Porto) - NÃO
Convento Sanpayo (Cerveira) - SIM
Museu D. Diogo de Sousa (Braga) - SIM
Museu da Imagem (Braga) - SIM
Museu de Arte Contemporânea de Serralves (Porto) - SIM
Museu de Arte e Arqueologia de Viana do Castelo - NÃO
Museu de Arte Nova (Aveiro) - SIM
Museu de Aveiro - SIM
Museu de Évora - SIM
Museu do Oriente (Lisboa) - SIM
Museu do Traje (Viana do Castelo) - NÃO
Museu Monográfico de Conimbriga - SIM
Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa) - SIM
Museu Nacional Soares dos Reis (Porto) - SIM
Museu Nogueira da Silva (Braga) - SIM
Oceanário de Lisboa - SIM
Ruínas da Cidade Velha de Santa Luzia (Viana do Castelo) - SIM
Sitio Arqueológico de Conimbriga - SIM

Espanha
Caixa Forum (Madrid) - NÃO
Centro Galego de Arte Contemporánea (Santiago de Compostela) - SIM
Museo Arqueológico de Murcia (Múrcia) - NÃO
Museo / Centro de Arte Raiña Sofia (Madrid) - SIM
Museo Nacional del Prado (Madrid) - NÃO
Museo Thyssen-Bornemisza (Madrid) - NÃO

França
Biennale de Lyon (Lyon) - SIM
Centre Pompidou (Paris) - SIM
Musée d'Art et d'Industrie (St-Étienne) - S/N
Musée d'Art Moderne (St-Étienne) - NÃO
Musée d'Orsay (Paris) - SIM
Musée de la Mine (St-Étienne) - SIM
Musée du Louvre (Paris) - SIM

2 comentários:

  1. Bom serviço, uma achega, museu de arqueologia de murcia, espanha, NÃO. excelente património e agora na expo temporária: o sexo na vida quotidiana de Roma, de altissima apresentação, é pena não deixarem fotografar.

    ResponderEliminar
  2. Uma boa notícia... aparentemente saiu uma directiva que "informa" os museus nacionais de que passa a ser permitida a fotografia sem flash nos museus. Tal notícia foi-me dada por uma funcionária do Museu Nacional Soares dos Reis na minha última passagem por lá. Já estou a planear a próxima visita, devidamente preparado e equipado.

    ResponderEliminar