
Espaço de partilha, ponto de partida e ponto de encontro, de ideias e de emoções, de tudo e de nada. Espaço de reflexão, de crítica e de opinião. Sobre a arte e sobre a ARTE. Sobre o artista e o artesão. Sobre o intelectual e o analfabeto. Sobre os escolásticos e os da escola da vida. Feel free to join in. Eu não mordo. Bem... pelo menos nem sempre.
sábado, 28 de novembro de 2009
Feira Nacional de Antiguidades e Livro Antigo
Inaugurou ontem no Edifício da Alfandega do Porto a Feira Nacional de Antiguidades e Livro Antigo. Eu ainda não tive a possibilidade de passar por lá mas amanhã devo conseguir fazer a visita. Amanhã podem visitar a feira entre as 15:00 e as 24:00. Na segunda-feira abre um pouco mais tarde, pelas 17:00 e na terça fecha um pouco mais cedo, pelas 20:00. Para apreciadores. Deixo aqui um convite enviado pela in-libris que pode ser impresso e vale para duas pessoas.

Braga - Museu D. Diogo de Sousa











Fotografia © Nuno Ferreira
É permitida a reprodução apenas para uso pessoal e educacional. O uso com fins comerciais é proibido.
Photography © Nuno Ferreira
Permission granted to reproduce for personal and educational use only. Commercial copying, hiring, lending is prohibited.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Novas da Negra Sombra

(imagem superior)
PILAS, Fugitivos e Ingénuos, 2006. (detalhe)
Técnica mista sobre madeira recortada


FABIÁN PIÑERO, Ali-N, 2009.
Marcador, acrílico e ceras sobre cartão e cartolina
Mª COVADONGA BARREIRO, Construção de si mesmo (Impossíveis I, II, III e IV), 2007. (detalhe)
Fotografia sobre alumínio.
sábado, 21 de novembro de 2009
The Water Babies





sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Súplica de Inês de Castro

domingo, 15 de novembro de 2009
Breve Sumário da História de Deus

"Na hora de eleger o seu primeiro texto enquanto Director Artístico do TNSJ, Nuno Carinhas opta por regressar a Gil Vicente, depois de em 2007 ter organizado a extroversão de Beiras. A escolha incide sobre um auto de forte pendor religioso, escassamente frequentado por leitores e encenadores: Breve Sumário da História de Deus. Estreado na corte de D. João III “na era do Senhor de 1527”, o auto propõe um especioso mosaico de passos das Sagradas Escrituras – da Queda do Homem à Ressurreição de Cristo – e possui uma densidade retórica que, cruzando a exaltação lírica e o impulso satírico, amplia as potencialidades de representação muito para lá do mero intuito doutrinal. Da adoração de Abel à “voz que clama no deserto” de João Baptista, passando pelas provações de Job ou pelas profecias de Isaías, Vicente promove um casting bíblico para contar (usemos, para efeitos promocionais, o título de um dos blockbusters de Hollywood) a maior história de todos os tempos. Também habitado por figuras malignas e pelas alegorias do Mundo, do Tempo e da Morte, Breve Sumário da História de Deus revela-nos, afinal, a misteriosa condição de criaturas cuja desesperada humanidade se redime na esperança de Deus."
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
II Festival de Arte Contemporânea Finlandesa
+-+2008+-+oil+on+canvas.jpg)
(imagem superior)
elina aho - man with the black hat (série indentities) - 2008 - oil on canvas


arja krossbeck - detachment 1 - 2009 - pastel
elisa heinonen - dance - 2008 - acrylic on canvas
+-+sunflight+-+2008+-+oil+on+canvas.jpg)

mari isotalo (holopainen) - sunflight - 2008 - oil on canvas
marjatta tolonen - siren is singing - 2009 - carborundum


mika vesalahti - flow - 2007 - acrylic & oil on canvas
mika vesalahti - mater - 2007 - acrylic & oil on canvas


pia saari - this is my child - 2008 - oil on canvas
sanna haimila - easy chair traveller - 2009 - oil & watercolour on canvas


seija sainio - quite old - 2009 - oil on canvas
seija sainio - so fifty - 2009 - oil on canvas


zamuel hube - giant on the beach - 2009 - oil on canvas
zamuel hube - little boy on the beach - 2009 - oil on canvas
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Bombarda - Inaugurações Simultâneas

O que se repete todos os "Novembros" em Miguel Bombarda só interessa às galerias que querem escoar os trabalhos em carteira e fazer mais algum dinheiro. Não creio que interesse ao artista, porque arte não se vende como hortaliça, nem aos compradores que encontram trabalhos de segunda linha. A ver vamos...
Já agora, porquê a insistência que encontro no cartaz na "arte contemporânea"? Se uma das galerias resolver apostar (uiii, a loucura) em arte moderna, naif, sacra, whatever, não o pode fazer? É banida do circuito? E pensando bem, será que todas as galerias que estão no circuito expõem arte contemporânea? Ou simplesmente arte?
Já agora, ponto dois. Onde anda a animação e as bebidas grátis espalhadas pelas galerias? Anda mesmo uma crise muito grande por aí... para arranjarmos um whisky ou um simples Porto temos que fazer meia maratona. Até a exposição mais simples faz questão num Porto de Honra. Onde pára a Famous Grouse??? Até pode ser a Cutty Sark... ou o J&B... ou o Johnnie Walker... enfim. Get the picture?
Pronto, não provoco mais... desculpem lá qualquer coisinha, como dizia o outro.
Subscrever:
Mensagens (Atom)