sexta-feira, 23 de abril de 2010

Estuques Portugueses

Na próxima semana irei assistir ao "II Encontro sobre os Estuques Portugueses: O Restauro do Salão Árabe" no Palácio da Bolsa. É uma boa oportunidade de passar algum tempo naquele espaço lindo, não acham?
O encontro contará com as presenças de:
Isabel Mendonça, José Pestana, Luís Afonso, João Paulo Guedes, Marta Castro, Miguel Figueiredo, Nuno Santos Pinheiro, Paula Silva, Patrícia Mestre, Pedro Gago, Rui Moreira, Maria de São José Pinto Leite, Regina Anacleto, Teresa Freire, Sónia Cardoso.
Deixo aqui mais alguma informação:

"Desde a sua inauguração que o Salão Árabe do Palácio da Bolsa do Porto não foi sujeito a uma intervenção integrada de conservação e restauro. No âmbito deste trabalho, com este “ IIº Encontro Sobre Os Estuques Portugueses”, o Museu do Estuque, e na continuidade das acções anteriores, pretende sensibilizar a opinião pública e profissional sobre a importância e a fragilidade deste património desprotegido pela História da Arte. As novas enunciações de património cultural pela UNESCO confrontam arquitectos, engenheiros, gestores de património e agentes culturais em particular, com uma maior exigência sobre a conservação de ramos da nossa cultura material e imaterial, premissa à valorização e salvaguarda deste património e de todas as características ambientais que a sua presença determina no contexto do qual são colocadas e das quais fazem, imprescindivelmente, parte."

Sem comentários:

Enviar um comentário