domingo, 9 de maio de 2010

Lewis Carroll e as Meninas

Ainda recentemente passava nas salas de cinema a Alice no País das Maravilhas, versão Tim Burton, e encontrava eu este "Meninas" de Lewis Carroll. Não é propriamente um livro de Lewis Carroll, mas sim um conjunto muito interessante de cartas enviadas por este, ou melhor, por Charles Lutwidge Dodgson, o verdadeiro nome do autor, às várias meninas que lhe cativavam a atenção. Lewis Carroll não é mais que o seu alter-ego, como a sua Alice não era mais que uma fantasia inspirada na verdadeira Alice Pleasance Liddell, a menina na fotografia, uma das filhas do casal Liddell, próximos de Dodgson. Muitas considerações forma feitas sobre este gosto especial por meninas que Charles Dodgson demonstrava ter. Eu próprio tinha a minha opinião formada até ter lido estas cartas. Tenho que admitir que são deliciosas. Como Manuel Esteves Cardoso escreve na nota de abertura, são cartas que provavelmente não deviam ser lidas por nós adultos, mas mantidas no universo privado e infantil que Dodgson criava para elas, para as cartas e para as meninas. Ao lê-las, senti-me como um "voyeur" que observa algo à margem, tentando fazer sentido de um conjunto de frases enigmáticas, a transbordar de "non-sense", de gozo, de risinhos (gosto mais da expressão "giggles")...
De Carrol conhecia a Alice. De Dodgson conhecia as fotografias. Agora conheço um misto dos dois, pois aquelas cartas possuem a essência de ambos, do verdadeiro e do alter-ego.

Meninas, Lewis Carroll
Editado pela Assirio & Alvim
Introdução por Manuel Esteves Cardoso.
Tradução por Mário Avelar

Sem comentários:

Enviar um comentário