sábado, 26 de junho de 2010

Porto - Museu Romântico da Quinta da Macieirinha

Hoje vou aproveitar a oportunidade para vos falar um pouco do Museu Romântico da Quinta da Macieirinha. Tive recentemente a oportunidade de voltar a este espaço fabuloso, em pleno coração da cidade do Porto, devido ao pedido de colaboração de uma amiga num projecto que mais tarde divulgarei aqui. Inaugurado em 1972, este museu recria ambientes do século XIX, ligados ao romantismo e à cidade do Porto. A casa, do século XVIII, tem vistas amplas sobre o rio Douro e situa-se nas imediações do Palácio de Cristal, podendo ser inclusivamente acedida através deste. Nas proximidades podemos ainda encontrar a Casa Tait e o Solar do Vinho do Porto. A Quinta de Sacramento ou das Macieiras onde está instalado o Museu, sabe-se que pertencia em 1849 à família Pinto Basto, antigos proprietários da Vista Alegre. Motivo de interesse é o facto do Rei Carlos Alberto do Piemonte (Sardenha, Itália) ter nela permanecido,em 1849, no seu brevíssimo tempo de exílio em Portugal, entre 14 de Maio e 28 de Julho, data da sua morte.
Passados mais de cem anos, a Câmara Municipal do Porto, que entretanto adquirira a casa e terrenos, decide instalar ali o Museu Romântico, dedicando-o à memória do Rei e à burguesia do Porto, que teve um papel preponderante no século XIX, no campo cultural, político e económico.
Naquele espaço podemos encontrar alguns ambientes recriados tais como os da entrada, da sala de visitas e da sala de jantar, uma sala de bilhar, a sala Romântica, o gabinete do coleccionador, uma capela, um quarto de vestir e um quarto de dormir, um quarto de criança e uma sala de baile.
Deixo-vos com algumas imagens para vos aguçar a curiosidade.



















Fotografia © Nuno Ferreira
É permitida a reprodução apenas para uso pessoal e educacional. O uso com fins comerciais é proibido.
Photography © Nuno Ferreira
Permission granted to reproduce for personal and educational use only. Commercial copying, hiring, lending is prohibited.

Sem comentários:

Enviar um comentário