quinta-feira, 22 de julho de 2010

Viana do Castelo - Navio Gil Eannes

Na recente passagem por Viana do Castelo visitei o Navio-Hospital Gil Eannes, um navio construído em 1955 para apoiar a frota bacalhoeira que operava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Desde que o Navio Gil Eannes foi colocado em exposição a Fundação Gil Eannes tem tido como objectivo transformar o navio num espaço museológico, contribuindo desse modo para o desenvolvimento cultural, turístico e científico, tendo recebido desde 1998 cerca de 400.000 visitantes. As visitas podem ser feitas todos os dias entre as 09:00 e as 19:00 (17:30 no horário de Inverno - Out/Mar) e têm um custo de 2€ (grátis até aso 6 anos). Podem visitar o sítio da fundação através deste link. Estão disponíveis visitas guiadas para grupos, sujeitas a marcação. Parte do navio é ainda utilizado como pousada da juventude, pelo que quem desejar passar pela experiência de dormir no Gil Eannes pode-o fazer necessitando apenas de fazer a reserva através da Movijovem e possuir o cartão de alberguista.
Algumas áreas do navio necessitam de intervenção, facto facilmente verificável. Já sabemos que a recuperação e manutenção de um navio como aqueles não é fácil nem barata. Talvez com a angariação de alguns mecenas que se responsabilizassem pela recuperação de uma sala fosse possível agilizar mais rapidamente esse processo, mas infelizmente ainda não temos muito essa tradição. Ainda assim, a visita ao navio é agradável e bastante interessante. Algo impressionante é a visita ao bloco operatório. Não podemos deixar de pensar nas pessoas que por lá passaram no âmbito da actividade do navio-hospital, nos homens gravemente feridos, nas vidas que se perderam mas também nas muitas que se salvaram.
Deixo-vos com algumas imagens.

















Fotografia © Nuno Ferreira
É permitida a reprodução apenas para uso pessoal e educacional. O uso com fins comerciais é proibido.
Photography © Nuno Ferreira
Permission granted to reproduce for personal and educational use only. Commercial copying, hiring, lending is prohibited.

Sem comentários:

Enviar um comentário