segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Fonte Stravinsky

Quem visita Paris e o Centro Pompidou não pode deixar de ver a Fonte Stravinsky, situada na lateral esquerda do Centro, entre este e a Igreja de Saint-Merri. A fonte, com 580 metros quadrados, integra 16 esculturas da autoria de Jean Tinguely (elementos metálicos pretos) e de Niki de Saint Phalle (elementos coloridos) inspiradas na obra de Stravinsky, a Sagração da Primavera. Toda a fonte é construída com materiais leves sendo a base de aço inoxidável e as esculturas feitas a partir de plásticos e outros materiais leves. A fonte situa-se por cima das instalações do Instituto de Pesquisa e Coordenação de Acústica/Musica, uma organização dedicada à promoção de música e musicologia. Foi o seu fundador, Pierre Boulez, que sugeriu a obra de Stravinsky como tema para a fonte.
A Fonte Stravinsky faz parte de um projecto lançado pela Câmara de Paris em 1978 para construir um conjunto de sete fontes contemporâneas. Esta obra em particular é anunciada em 1981, pelo presidente da Câmara, Jacques Chirac com um orçamento que rondou os 5 milhões de francos. Com a direcção artística de Jean Tinguely, a obra deveria contar apenas com as suas esculturas negras, mas em Maio de 1982, Tinguely pede para incluir os trabalhos coloridos de Niki de Saint Phalle, mulher de Tinguely, o que provoca alguma preocupação com o facto destas últimas obras poderem ofuscar as peças negras de Jean Tinguely, sendo então acordada a inclusão de apenas quatro ou cinco obras de Niki de Saint Phalle.
A obra é inaugurada a 16 de Março de 1983.


Fonte Stravinsky, Paris - França


Fonte Stravinsky, Paris - França


Fonte Stravinsky, Paris - França

Fotografia © Nuno Ferreira
É permitida a reprodução apenas para uso pessoal e educacional. O uso com fins comerciais é proibido.
Photography © Nuno Ferreira
Permission granted to reproduce for personal and educational use only. Commercial copying, hiring, lending is prohibited.

Sem comentários:

Enviar um comentário