O Museu de Aveiro, instituído no antigo Convento de Jesus da Ordem Dominicana feminina, é formado por uma área monumental e pela exposição permanente. Foi ali instalado em 1911, por João Augusto Marques Gomes, o seu primeiro director. Ao longo do séc. XX, o Museu foi alvo de diversas intervenções, destacando-se as da década de 40. Em 2006, iniciaram-se as mais recentes obras de ampliação e requalificação do Museu, que culminaram em 2008, com a apresentação renovada da Exposição Permanente. Esta exposição apresenta obras de Pintura, Escultura, Talha, Azulejo, Ourivesaria e Têxteis, dos sécs. XIV-XV ao séc. XIX, provenientes de conventos extintos de Aveiro e de outras regiões do país. Do acervo do Museu constam ainda as colecções de Cerâmica, Vidros, Metais e a Arqueologia.
Iniciando o percurso expositivo, rapidamente chegamos à Sala dos Lavores, um espaço instituído desde o inicio da clausura, destinado ao trabalho de lavor, bordando-se as alfaias e paramentos usados no culto. Após Santa Joana Princesa adoece e ser levada para aquele local, onde viria a falecer, o espaço é transformado em cartório, onde se reuniria a documentação relativa ao processo canónico de beatificação de Santa Joana. Em 1734 a sala é convertida em capela-relicário. O resto do percurso revela-nos uma boa colecção de peças de arte sacra e de cariz religioso, num espaço bem organizado e de fácil percurso. Vale a visita.
Deixo-vos com algumas imagens, como é habitual.
Pormenores do interior do museu.
Pormenores do interior do museu.
Pormenores da Sala de Lavores
Santa Joana Princesa (2004) - Armanda Passos
Óleo sobre tela
Santa Catarina de Alexandria (séc. XVI) - Escola Portuguesa
Óleo sobre madeira
Virgem do Leite (séc. XVI) - Oficina de Bruges
Óleo sobre Madeira
Virgem do Leite (séc. XVI) - Oficina de Bruges (detalhe)
Óleo sobre Madeira
A Virgem entrega o hábito dominicano a Mestre Rainier (1618-1625) - António André (em cima)
Óleo sobre Tela
Entrega do Rosário a São Domingos (1618-1625) - António André (em baixo)
Óleo sobre Madeira
Entrega do Rosário a São Domingos (1618-1625) - António André (detalhe)
Óleo sobre Madeira
Nossa Senhora com o Menino (séc. XVII) - Trabalho Português
Madeira estofada e policromada
Nossa Senhora com o Menino (séc. XVII) - Trabalho Português (detalhe)
Madeira estofada e policromada
Sagrada Família e São João (1635-1640) - André Reinoso
Óleo sobre Tela
Sagrada Família e São João (1635-1640) - André Reinoso (detalhe)
Óleo sobre Tela
Menino Jesus Romeiro de Santiago (1650-1700) - Escola Portuguesa
Óleo sobre Tela
Cordeiro Místico (1675-1700) - Escola Portuguesa
Óleo sobre Tela
Nossa Senhora com o Menino (séc. XVII) - Trabalho Português
Madeira estofada
Nossa Senhora com o Menino (séc. XVII) - Trabalho Português (detalhe)
Madeira estofada
Nascimento de São João Baptista (1675-1695) - Atribuído a François Nicolas de Bar
Óleo sobre Tela
Nascimento de São João Baptista (1675-1695) - Atribuído a François Nicolas de Bar (detalhe)
Óleo sobre Tela
Sagrada família e São João Baptista (1725-1775) - Escola Italiana (?)
Óleo sobre folha metálica
Sagrada família e São João Baptista (1725-1775) - Escola Italiana (?) (detalhe)
Óleo sobre folha metálica
Nossa Senhora com o Menino (séc. XVIII) - Trabalho Português
Madeira policromada, estofada e dourada
Nossa Senhora com o Menino (séc. XVIII) - Trabalho Português (detalhe)
Madeira policromada, estofada e dourada
São João Baptista (séc. XVIII) - Barristas de Aveiro
Barro policromado e dourado
São João Baptista (séc. XVIII) - Barristas de Aveiro (detalhe)
Barro policromado e dourado
Sagrada Família (1770-1780) - Joaquim Machado de Castro
Barro policromado
Sagrada Família (1770-1780) - Joaquim Machado de Castro (detalhe)
Barro policromado
Fotografia © Nuno Ferreira
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Photography © Nuno Ferreira
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