
Espaço de partilha, ponto de partida e ponto de encontro, de ideias e de emoções, de tudo e de nada. Espaço de reflexão, de crítica e de opinião. Sobre a arte e sobre a ARTE. Sobre o artista e o artesão. Sobre o intelectual e o analfabeto. Sobre os escolásticos e os da escola da vida. Feel free to join in. Eu não mordo. Bem... pelo menos nem sempre.
domingo, 28 de junho de 2009
Henrique Pousão

sábado, 27 de junho de 2009
Homem T
Fotografia © Nuno Ferreira
É permitida a reprodução apenas para uso pessoal e educacional. O uso com fins comerciais é proibido.
Photography © Nuno Ferreira
Permission granted to reproduce for personal and educational use only. Commercial copying, hiring, lending is prohibited.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Deixa-me entrar: matar para sobreviver

Ao ver o filme não consegui deixar de me sentir ligado aquelas personagens. Porque aqueles 12 anos do Oskar foram os meus. Porque às vezes mato para sobreviver. Porque às vezes faço coisas pressionado pelos outros. Porque às vezes me sinto só e procuro o conforto em algo ou em alguém, nem que seja um vampiro. Porque ainda sonho e me emociono. Porque ainda vejo o mundo com os olhos de um miúdo de 12 anos. Porque sou eu.
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Henrique Pousão

MNSR:
Exposição “Esperando o Sucesso”: impasse académico e modernismo de Henrique Pousão, no Museu Nacional Soares dos Reis do Porto, de 26 de Março a 28 de Junho de 2009.
No âmbito dos 150 anos do nascimento de Henrique Pousão, o Museu Nacional de Soares dos Reis do Porto realiza uma exposição centrada numa obra singular do célebre pintor.
Esperando o Sucesso é uma pintura singular de Pousão, realizada em Roma em 1882, na qual se representa o tradicional tema do descanso do modelo no atelier do artista. Esta obra obteve impacto imediato na época, tendo sido publicada, antes da sua exibição pública em 1883, na revista A Arte Portuguesa.
Esperando o Sucesso: impasse académico e modernismo de Henrique Pousão reúne pinturas, esculturas e desenhos de diferentes autores nacionais e internacionais, entre os quais: Soares dos Reis, Columbano, Aurélia de Sousa, António Areal, José Escada, Francesco Caroto, Antonio Mancini e Vaillant Wallerand. A exposição oferece uma rara oportunidade para explorar o quadro Esperando o Sucesso, uma das pinturas mais famosas de Pousão, ao longo de um percurso que relaciona mais de 60 obras e inúmeros documentos.
Henrique Pousão, nascido em 1859 em Vila Viçosa, foi um dos mais promissores e originais pintores da sua geração. Apesar de ter morrido muito jovem, aos 25 anos de idade, a sua obra constitui um marco de enorme relevância para a cultura e a arte portuguesas.
O Museu Nacional de Soares dos Reis tem o privilégio de possuir a maior colecção de pinturas de Henrique Pousão, dispondo ainda de um conjunto significativo de obras de pintores portugueses, seus contemporâneos, entre os quais Silva Porto, Marques de Oliveira e Artur Loureiro.
Nesta exposição, para além das obras pertencentes ao Museu Soares dos Reis, serão incluídos desenhos do Museu da Faculdade de Belas-Artes do Porto, muitas peças de diversos Museus Nacionais e colecções particulares, bem como imagens e pinturas pertencentes ao Museu de Belas-Artes de Lille, à Colecção Frugone de Génova e ao Museu da Fotografia de Roma.
Do conjunto das obras, destacam-se as esculturas de Soares dos Reis, O Artista na Infância e o Abandonado, assim como o Álbum da Vida de Pousão, pertencentes a Colecções privadas portuguesas.
domingo, 14 de junho de 2009
Joaquín Sorolla y Bastida

quarta-feira, 3 de junho de 2009
Casa Oficina António Carneiro

Subscrever:
Mensagens (Atom)