sábado, 22 de agosto de 2009

XV Bienal de Cerveira

De passagem por Vila Nova de Cerveira não pude deixar de visitar a XV Bienal de Cerveira, patente ao público até ao próximo dia 27 de Setembro. Já tinha planeado visitar o Museu da Bienal numa passagem por aquelas bandas em Julho passado, mas não sendo possível daquela vez, foi agora em plena Bienal, que é muito melhor.
Devo dizer que fiquei satisfeito com o que vi. Já tinha sido "contagiado" por comentários e afins sobre a qualidade relativa habitual nos trabalhos expostos em Cerveira e num possível jogo entre amigos em que hoje dou-te uma palmadinha nas costas para amanhã dares tu nas minhas. Não sei se assim é. Mas relativamente aos trabalhos expostos, pelo que vi, a selecção não me parece má e deixo os meus parabéns à organização. Outro aspecto que valorizo sempre, como já sabem, é o poder fotografar. E lá pude fotografar à vontade.
Logo no início aparecem dois excelentes trabalhos do americano Marc Sijan, que com o extremo realismo das obras apresentadas deixavam os visitantes na dúvida sobre se o modelo era mesmo de carne e osso. Deliciei-me com o cuidado de uma jovem em não se aproximar muito para não perturbar a "senhora do espanador". Interessou-me igualmente, tanto pela ideia como pela apresentação, a obra de Mk Kähne, da Lituânia, intitulada "Suitcase Landscape", duas caixas de luz em forma de mala. Pelo caminho fui registando com algum interesse as obras de Pedro Oliver, Sandra Palhares, Pedro Brito, Efrain Almeida, Regina Silveira, Victor Pulido, Alfredo García Revuelta, Poderiu e António Vargas, entre muitos outros. Num segundo pavilhão, comissariado por Fátima Lambert, fui surpreendido por uma série de instalações bastante interessantes. Gostei em especial da do brasileiro Marcelo Moscheta, "Circulo Polar Artico", das "O Pássaro e o Unicórnio" e "O Lobo, o Pássaro e a Lua" do igualmente brasileiro Albano Afonso e a "Scanner" do espanhol Daniel Canogar. Num outro local, no dos bombeiros de Cerveira, encontramos um outro espaço de exposição com alguns trabalhos que também merecem destaque. Gostei dos trabalhos de M. Fagundes Vasconcelos, de Manuela Pimentel, de Francisco Trabulo. De Sobral Centeno gosto sempre. Sorri com os de Lariviere Olivier. Observei com interesse os de Kristina Girke. E simplesmente adorei o trabalho de Tiago Mestre. Já não tive tempo para visitar o espaço no edifício da biblioteca. Fica para uma próxima oportunidade. Se me for possível ainda volto lá antes do encerramento. Alguém quer vir?


Marc Sijan - USA - "Maid" - 1988


Marc Sijan - USA - "Security Guard" - 1986


Pedro Nelson Soares - Portugal - "Golden Balls"
Victor Pulido - Espanha - "Lope"


Marcelo Moscheta - Brasil - "Circulo Polar Artico" - 2007
Albano Afonso - Brasil - "Auto-retratos Modernos Latino Americanos/Europeus" - 2005/06


Albano Afonso - Brasil - "O Lobo, o Pássaro e a Lua" - 2008


Albano Afonso - Brasil - "O Pássaro e o Unicórnio" - 2008/09


Francisco Trabulo - Portugal - "Tuzla"
Sobral Centeno - Portugal - "Outros Lugares"


Kristina Girke - Alemanha - "Pfefferminzprinz" - 2005
Kristina Girke - Alemanha - "Goldknabe" - 2005


Tiago Mestre - Portugal - "Pintura I"

Fotografia © Nuno Ferreira
É permitida a reprodução apenas para uso pessoal e educacional. O uso com fins comerciais é proibido.
Photography © Nuno Ferreira
Permission granted to reproduce for personal and educational use only. Commercial copying, hiring, lending is prohibited.

Sem comentários:

Enviar um comentário