sábado, 19 de dezembro de 2009

Casa da Música

Quero dedicar este post à Casa da Música e ao espírito de inovação e vanguarda que tanto urge na cidade do Porto para, de modo próprio, fazer face aos constantes atropelos e dificuldades que se deparam ao longo das últimas décadas. Li hoje na imprensa, que o suplemento de cultura do The Sunday Times, na única referência a Portugal, destaca a Casa da Música como um dos projectos arquitectónicos que marcam o que de melhor se fez na década. Eu sou suspeito porque adoro o edifício. Sou mais suspeito porque adoro o Porto. Adorei o projecto de Rem Koolhaas. Agora é o The Sunday Times que adjectiva a Casa da Música como "louca e perversa, mas brilhante". Do mesmo modo que gosto da requalificação do Siza Vieira e Souto Moura (com a excepção de alguns pormenores, mas não podemos agradar a todos) para a Praça General Humberto Delgado, Avenida dos Aliados e Praça da Liberdade. Do mesmo modo como aguardo com interesse o resultado da discussão à volta da requalificação do Pavilhão Rosa Mota. E tanta outra coisa. E isso prova que o Porto mexe, que pulsa. Sem apoios...
E é desta forma, ao ver o reconhecimento internacional que sinto que esta cidade tem futuro. Sim, reconhecimento internacional, porque com um país tão pequeno como o nosso, não existe espaço para reconhecimento interno que não seja o direccionado para a capital. O Porto, cada vez mais, afirma-se como uma cidade inovadora, aberta ao futuro. Mas essa afirmação parte de si mesma e não dos órgãos de soberania e quaisquer instituições publicas. Resta-me olhar com desprezo para os que abandonam a cidade a troco de soldos, e auspiciar que dentro em breve outro 31 de Janeiro aconteça. O Porto existe porque as suas gentes existem e porque sentem a cidade. Não são produto importando como em outras, que vivem a cidade de forma efémera e que por ela passam, se servem, mas não a sentem, não a amam. Podem viver um "flirt" de Verão, mas não a amam, não.
E tudo isto a propósito da Casa da Música. Mais uma vez os meus parabéns. Para quem não a conhece recomendo a visita. Inscreva-se numa visita guiada e descubra um espaço magnífico.

Fotografia © Nuno Ferreira
É permitida a reprodução apenas para uso pessoal e educacional. O uso com fins comerciais é proibido.
Photography © Nuno Ferreira
Permission granted to reproduce for personal and educational use only. Commercial copying, hiring, lending is prohibited.

Sem comentários:

Enviar um comentário