sábado, 6 de fevereiro de 2010

Os segredos da Capela Sistina

Oferecido pela minha querida amiga Elsa pelo meu aniversário do ano passado, só agora consegui pegar neste "Os segredos da Capela Sistina - As mensagens proibidas de Miguel Ângelo no coração do Vaticano". Ainda estou no início do livro mas já deu para perceber que os autores, Benjamim Blech e Roy Doliner, apresentam aqui uma proposta para interpretarmos os trabalhos da capela pelo prisma, possível, de neles estarem presentes referências ao judaísmo e de algum modo, assim, conseguirem criticar o papado de Sisto IV. Conhecido pelo meu cepticismo, tenho alguma dificuldade em aceitar de imediato teorias que dificilmente são confirmadas ou que no mínimo facilmente encontramos elementos para avançarmos pelo caminho oposto. Ainda assim é um exercício interessante para se fazer, em especial para quem deve manter o espírito aberto, até porque nesta área nada é certo. E sempre me deixa a pensar quando é que vai dar para ir a Roma... bora lá?

Sem comentários:

Enviar um comentário