sábado, 23 de julho de 2011

Aveiro - Museu de Arte Nova

Na cidade de Aveiro está a nascer um museu que vale a pena visitar, ou melhor, ir visitando enquanto não está a funcionar em pleno. O edifício anteriormente conhecido por Casa Major Pessoa, foi reabilitado para albergar o Museu Arte Nova de Aveiro. O facto de este ser um dos imóveis mais emblemáticos entre o património desta corrente artística na cidade, faz dele um ponto de passagem obrigatório que culmina com a visita pedonal pelos outros edifícios que compõem o "circuito" identificado pelos técnicos do museu. Para visitar a Casa Major Pessoa têm que contactar com o Museu da Cidade (+351/234406485) e agendar uma visita. A Casa Major Pessoa (Mário Belmonte Pessoa era um proprietário e negociante natural de Espinho) está classificada como Imóvel de Interesse Público. O projecto, concluído em 1909, atribui-se a Francisco Augusto da Silva Rocha que terá colaborado na sua execução com Ernesto Korrodi.
Ao nível das suas fachadas a decoração é exuberante e recorre a flores, animais e formas curvilíneas estilizadas, elementos bem característicos do movimento Arte Nova. No interior realça-se a escadaria em ferro forjado, em espiral, que conduz ao piso intermédio, bem como os painéis de azulejo que revestem, até meia parede, as salas do rés-do-chão. No pátio destaca-se o miradouro sobranceiro à Praça do Peixe e a calçada portuguesa de grande beleza e com motivos decorativos ao gosto Arte Nova.

(em cima)
Pormenor do portão de ferro, fachada principal.
Pormenor da fachada principal.


Detalhe de painel de azulejos, hall de entrada.
Detalhe de painel de azulejos, hall de entrada.


Detalhe de painel de azulejos, rés-do-chão.
Detalhe de painel de azulejos, rés-do-chão.


Pormenor da fachada traseira
Pormenor da fachada traseira


Pormenor do corrimão em ferro, fachada traseira
Pormenor do corrimão em ferro, fachada traseira


Detalhe na fachada traseira.
Pormenor do painel de azulejos no exterior do miradouro.


Tomada de vista do exterior para a fachada traseira.
Miradouro, fachada exterior.

Fotografia © Nuno Ferreira
É permitida a reprodução apenas para uso pessoal e educacional. O uso com fins comerciais é proibido.
Photography © Nuno Ferreira
Permission granted to reproduce for personal and educational use only. Commercial copying, hiring, lending is prohibited.

Sem comentários:

Enviar um comentário