quinta-feira, 22 de julho de 2010

Viana do Castelo - Antigos Paços do Concelho

Construído entre finais do séc. XV e inicio do séc. XVI, este edifício surge após o antigo lugar de reunião ter sido ocupado pela Igreja de Santa Maria Maior. É um edifício de granito com dois pisos e coroado por ameias. A vereação reunia no piso superior ficando reservado o térreo para abrigo dos escribas que ali redigiam requerimentos e outros documentos destinados à Câmara. A reconstrução realizada manteve-lhe dois arcos góticos e rasgou entre estes um outro de vão mais estreito, local onde, em meados do séc. XVI fora implantada uma porta de aros almofadados. A planta baixa está assim formada por um alpendre com três arcos ogivais e a planta superior tem três janelas com varanda de ferro. Sobre a janela central estão esculpidos o escudo real, uma esfera armilar e um veleiro, símbolo de Viana do Castelo. Encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1910.
Neste momento o edifício é utilizado como espaço expositivo, encontrando-se patente ao público duas exposições. No piso térreo e até 31 de Julho temos uma exposição organizada pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo intitulada "Máquinas e ferramentas do Passado". No piso superior está disponível para visita, até ao próximo dia 1 de Agosto, uma exposição de pintura da artista plástica Armanda Passos.
Apresento-vos aqui algumas imagens das exposições.











Fotografia © Nuno Ferreira
É permitida a reprodução apenas para uso pessoal e educacional. O uso com fins comerciais é proibido.
Photography © Nuno Ferreira
Permission granted to reproduce for personal and educational use only. Commercial copying, hiring, lending is prohibited.

1 comentário:

  1. MVVC - Museu Virtual Viana do Castelo
    www.mvvc.ipvc.pt

    Informação, fotos, vídeos, contributo de escritores e quiz

    ResponderEliminar